


Observando nessas fotos, atitudes cruéis que tem a sociedade, principalmente contra as crianças: De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso da Humanidade?
Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, e fazendo os homens compreenderem onde está seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais encoberta pela dúvida, fará o homem compreender melhor que pode, desde agora, no presente, preparar seu futuro. Ao destruir os preconceitos de seitas, de castas, de raças, ensina aos homens a grande solidariedade que deve uní-los como irmãos.
Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, e fazendo os homens compreenderem onde está seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais encoberta pela dúvida, fará o homem compreender melhor que pode, desde agora, no presente, preparar seu futuro. Ao destruir os preconceitos de seitas, de castas, de raças, ensina aos homens a grande solidariedade que deve uní-los como irmãos.
(item 799 de O Livro dos Espíritos)
Compreendeis o grande papel da Humanidade, que quando gera um corpo, a alma que nele reencarna vem do espaço para progredir. Cumpri o vosso dever e colocai todo o vosso amor em aproximar essa alma de Deus; esta a missão que vos está confiada. Vossos cuidados, a educação que lhe dareis, ajudarão o seu aperfeiçoamento. Lembrai-vos de que, a cada pai e a cada mãe ou responsável, Deus perguntará: “que fizestes do filho confiado a vossa guarda? ”Não rejeiteis o filho ou o tutelado que te paga com ingratidão; abraçai a criança que vos causa desgosto e dizei a vós mesmas: um de nós é culpado.
Ensinai a vossas crianças que eles estão na Terra para se aperfeiçoar, para amar, porém, muitos dentre vós, ao invés de através da educação tirar os maus princípios inatos, que as crianças trazem de existências anteriores, mantêm e desenvolvem esses mesmos vícios e defeitos, por fraqueza e por descuido.
A tarefa não é tão difícil; ela não exige o saber do mundo; tanto o inculto quanto o sábio podem cumprí-la e o Espiritismo vem facilitá-la, fazendo-nos conhecer a causa das imperfeições humanas.
Desde o berço, a criança manifesta os instintos bons e maus que traz de outras vidas; analisai, portanto, os menores sinais que revelem o gérmem desses vícios, e empenhai-vos em combatê-los sem esperar que criem raízes profundas.
Os Espíritos reúnem-se e formam famílias, induzidos pela identidade de progresso moral, semelhança de gostos e de afeições. Esses mesmos espíritos, nas suas migrações terrenas, procuram-se para se agrupar como o faziam no espaço; originando-se as famílias unidas e homogêneas. Se nas suas peregrinações, ficarem temporariamente separados, mais tarde eles se reencontram, felizes com seu progresso. Entretanto, como não devem trabalhar apenas para si mesmos, Deus permite que Espíritos menos avançados venham encarnar nestas famílias a fim de receberem conselhos e bons exemplos para progredirem. Causam, por vezes, perturbações no ambiente, mas é aí, que está a prova a executar. Recebei-os como irmãos; ajudai-os e, mais tarde, no mundo dos Espíritos, a família se alegrará por ter salvo alguns náufragos, que por sua vez, poderão salvar outros.
Ensinai a vossas crianças que eles estão na Terra para se aperfeiçoar, para amar, porém, muitos dentre vós, ao invés de através da educação tirar os maus princípios inatos, que as crianças trazem de existências anteriores, mantêm e desenvolvem esses mesmos vícios e defeitos, por fraqueza e por descuido.
A tarefa não é tão difícil; ela não exige o saber do mundo; tanto o inculto quanto o sábio podem cumprí-la e o Espiritismo vem facilitá-la, fazendo-nos conhecer a causa das imperfeições humanas.
Desde o berço, a criança manifesta os instintos bons e maus que traz de outras vidas; analisai, portanto, os menores sinais que revelem o gérmem desses vícios, e empenhai-vos em combatê-los sem esperar que criem raízes profundas.
Os Espíritos reúnem-se e formam famílias, induzidos pela identidade de progresso moral, semelhança de gostos e de afeições. Esses mesmos espíritos, nas suas migrações terrenas, procuram-se para se agrupar como o faziam no espaço; originando-se as famílias unidas e homogêneas. Se nas suas peregrinações, ficarem temporariamente separados, mais tarde eles se reencontram, felizes com seu progresso. Entretanto, como não devem trabalhar apenas para si mesmos, Deus permite que Espíritos menos avançados venham encarnar nestas famílias a fim de receberem conselhos e bons exemplos para progredirem. Causam, por vezes, perturbações no ambiente, mas é aí, que está a prova a executar. Recebei-os como irmãos; ajudai-os e, mais tarde, no mundo dos Espíritos, a família se alegrará por ter salvo alguns náufragos, que por sua vez, poderão salvar outros.
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 14 item 9)
Declaração dos Direitos da Criança:
1. A criança deve ter condições para se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.
2. A criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, desde o seu nascimento.
3. A criança tem direito à alimentação, lazer, moradia e serviços médicos adequados.
4. A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afeto e de segurança.
5. A criança prejudicada física ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.
6. A criança tem direito a educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.
7. A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
8. A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.
9. As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial, religiosa, ou de qualquer índole.
10. A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos. ■
1. A criança deve ter condições para se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.
2. A criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, desde o seu nascimento.
3. A criança tem direito à alimentação, lazer, moradia e serviços médicos adequados.
4. A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afeto e de segurança.
5. A criança prejudicada física ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.
6. A criança tem direito a educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.
7. A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
8. A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.
9. As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial, religiosa, ou de qualquer índole.
10. A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos. ■
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