
Os Diretores de Centros Espíritas poderão organizar caravanas para comparecerem a esse evento na ALERJ, entrando em contato com a Livraria do CEERJ: 2224-1244.
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 660/2008
EMENTA:
INSTITUI O “DIPLOMA CHICO XAVIER” NO ÂMBITO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Autor(es): Deputado ÁTILA NUNES
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Fica instituído, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o “Diploma Chico Xavier”, destinado a premiar anualmente personalidades, que reconhecidamente, hajam contribuído para a harmonia e a paz entre todas as religiões existentes em nosso Estado e no país e combatam com palavras, ações e atitudes a intolerância religiosa.
.Art. 2º - O Deputado que propuser a concessão do “Diploma Chico Xavier” o fará através de Projeto de Resolução, devidamente justificado e acompanhado de currículo do nome proposto, no caso de pessoa física.
Art. 3º- O Diploma deverá ser assinado pelo Presidente da ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e pelo (s) deputado (s) autor (es) do projeto de resolução.
Art. 4º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em 05 de Julho de 2008
Deputado ÁTILA NUNES
JUSTIFICATIVA
A criação do “Diploma Chico Xavier” tem por finalidade homenagear todas as pessoas que se destaquem, através de atos e ações positivas, na luta por um mundo de paz, harmonia e respeito entre as diferentes práticas religiosas.
A História recente do mundo nos mostra a importância dessa harmonia, que quando quebrada e predominando a intolerância, leva a conflitos e guerras, com grandes perdas de vidas e destruição de países, que como exemplo, podemos citar: Irlanda e Inglaterra, Israel, Líbano e Iraque.
Em nosso Estado estamos assistindo através da imprensa, fatos lamentáveis de ofensas e agressões entre praticantes e fiéis de religiões diferentes, onde a intolerância religiosa é a principal causa dos ataques e depredações de templos, além da perseguição e expulsão de religiosos de várias comunidades.
Ao criar o “Diploma Chico Xavier” pretendo também homenagear o grande espiritualista e humanista Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, nascido em Pedro Leopoldo, interior de Minas Gerais, no dia 2 de Abril de 1910. Foi um dos mais conhecidos espíritas do Brasil, defensor da paz universal e da tolerância e respeito às diferenças religiosas, raciais e sociais. Chico Xavier entra-se no patamar de nomes mundialmente reconhecidos com Madre Tereza de Calcutá e Mahatma Gandhi.
Escreveu mais de 400 livros reproduzindo o que os espíritos ditavam. Nunca aceitou o dinheiro lucrado com a venda de seus livros, doando os direitos autorais para Federação Espírita. A partir dos anos 70 passou a ajudar pessoas necessitadas com o dinheiro que arrecadou com a venda dos livros. O seu nome é reconhecido no Brasil, por sua humanidade e assistência ao próximo. Chico Xavier morreu em 2002 já com 92 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário