A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada Continente,
Cada povo cada nação, cada região, cada cidade,
Cada cidadão
é plenamente responsável aos olhos de todos.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é Destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois Terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008%, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatoria do homem. Esta situação é preocupante, pois PODERÁ faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituido o Dia Mundial da Água, Cujo objetivo principal é Criar um momento de reflexão análise, conscientização e Elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a "Declaração Universal dos Direitos da Água". Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para uma preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos, economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar uma água em diversas situações; Respeitar as Regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
PLANETA ÁGUA Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente Riacho e Deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam uma sede da população
Das Águas que caem das Pedras não Cascatas Véu, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas No leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a Plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos São as Mesmas Nas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, Planeta Água
Nenhum comentário:
Postar um comentário